sábado, 4 de outubro de 2014

Resfriador rápido para bebidas (Cat-Refrigeração)

Resfriador rápido para bebidas e alimentos (Categoria - Refrigeração)

Esta ideia eu tive na década de 90 e registrei a mesma em cartório.
Achei muito interessante e diversos amigos e parentes também, porém, na época devido a falta de recursos  acabei não dando continuidade no projeto. Para este projeto realizei testes em minha oficina com uma caixa de isopor, Compressor Freon R134, condensador e serpentina de uma geladeira velha... Hehe. Colocamos uma garrafa de refrigerante plástica de 2 litros e em 4 minutos com uma solução de Agua + Álcool há aproximadamente - 8 °C retiramos o refrigerante em uma temperatura deliciosa que sentíamos nos dentes.Essa ideia eu tive quando trabalhava com instalações frigoríficas de NH3 em laticínios, o pessoal colocava as garrafas de agua para beber dentro dos tanques de resfriamento, (Agua Gelada/Acumulador de gelo) para os resfriadores de placa de inox que em contra fluxo resfriavam o leite.Logo, na época que eu ainda bebia uma cerveja bem gelada pensei; "Teria que fazer um equipamento pequeno e mais potente para bebidas, utilizando o raciocínio termodinâmico daqueles tanques ".    Como aqueles tanques eram projetados para trabalharem com temperaturas próximas a 0 °C e por não possuírem solução alcoólica concluí que para beber aquela cervejinha gelada precisaria levar essa temperatura bem mais abaixo de zero visando acelerar a troca térmica. 

Pessoal se dermos uma agitada nesta solução que apresentarei abaixo, com um sistema de bomba ou agitador eletromecânico a velocidade do processo aumenta significativamente !
Como já coloquei em outros posts, não vou dar prioridades aos rabiscos, hehe, são apenas para dar uma ideia a questão.




Trecho do Documento...

(Item 01) Idéia/invenção

Equipamento, dispositivo para resfriamento rápido de bebidas, alimentos e demais produtos que necessitam de refrigeração forçada.

(Item 02) Produto

Equipamento do tipo Tanque acumulador de frio com temperaturas de trabalho de até (-25º) com água gelada e álcool (Solução alcoólica).

(Item 03) Características do produto

O Equipamento é composto de unidade frigorífica composta por: Um Compressor podendo chegar até duas unidades, uma unidade condensadora, uma unidade evaporadora integrada ao tanque de resfriamento, termostatos, painel de comando, bomba de circulação da solução alcoólica, caixa do tipo tanque de inox ou plástico isolada termicamente, suporte e chassi de fixação, entradas 127V/220/380.

Atuará com os gases de refrigeração do tipo R22/R134/NH3 (Amônia), suportes especiais para imersão dos produtos a serem resfriados e equipamento do tipo esteira quando necessário.

(Item 04) Matéria Prima

Serão industrializados em plástico ou inox, nas devidas dimensões de forma e cantos que não proporcionem quaisquer danos morais, corporais aos seus usuários.

Utilizará materiais como: FERRO, PLÁSTICO, INOX, COBRE, ALUMINIO e POLIURETANO.O material para industrialização terá as características necessárias para uma perfeita utilização e higiene em casos de manutenção e limpeza.Também estará enquadrado nos padrões vigentes

requeridos para conservação, armazenamento e demais fatores do ramo alimentício, ministério e secretarias de SAÚDE. Segue em anexo “Desenho do projeto e maiores detalhes.” Etc.Etc...

 Características/Benefícios:

 Uso:  Pessoal e Profissional /  Indústrias, Comerciantes em Geral

Benefícios :  Resfriamento ultra rápido de bebidas. Ideal para restaurantes, bares e lancherias que por vezes, não conseguem dar conta da demanda. Indústrias de Refrigeração Comercial e Fabricantes de eletrodomésticos deveriam viabilizar este equipamento.

Utilizei uma linguagem para que todos entendam, nem muito técnica, nem muito vulgar e a medida do possível disponibilizarei outros projetos, para brincar, crescer e forçar a minha própria capacidade de criar algo novo. Para saber mais sobre o blog acesse Sobre o Blog .

Comente, apresente suas ideias... Mas lembre-se que comentários regados a necessidade de apenas aflorar o "Ego", serão DELETADOS. Acho que isso resume a política, postura e conduta aceita pela moderação.

Um abraço !

Tom4100POA

Nenhum comentário:

Postar um comentário